Sehab projeta atendimento específico para comunidades indígenas
Publicação:

A possibilidade de criação de um programa estadual de habitação voltado às comunidades indígenas, levou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e equipe técnica da Sehab a uma visita técnica na Aldeia Kaingang Oré Kupri.
Nesta sexta-feira (23/5) o secretário foi recebido pelo cacique Moisés da Silva e pelo integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) da PUC/RS, Mario Fuentes Barba, na aldeia localizada na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, na divisa com o município de Viamão. Eles entregaram um relatório sobre a situação das moradias no local. O documento elaborado pelo Neabi aponta que as 26 famílias que vivem na aldeia enfrentam condições precárias de habitabilidade.

Carlos Gomes, destacou a importância da segurança habitacional indígena. “Cabe à Sehab a promoção e execução de políticas públicas para assentamento e regularização fundiária à população indígena e quilombola. Instituímos um setor técnico especialmente voltado a esses atendimentos para assegurar a segurança habitacional dos nossos povos originários, que muito colaboram para a história de nosso Estado”, ressaltou.

A intenção da Sehab é buscar a viabilização de uma ação pública, que posteriormente possa ser implementada em outros territórios de povos originários no Estado. Também acompanhou a vista a coordenadora do núcleo de políticas públicas para indigenas e quilombolas da Sehab, a advogada, Ana Brunetta.