Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Habitação e Regularização Fundiária

Início do conteúdo

Comitiva do governo federal alinha ações com o Estado e municípios em situação de calamidade

Publicação:

Secretário Peruchin durante a abertura das agendas, no auditório da Univates, em Lajeado
Secretário Peruchin durante a abertura das agendas, no auditório da Univates, em Lajeado - Foto: Joel Vargas
Por Árima Stock/Ascom Sehab

União de esforços entre o Estado, municípios e governo Federal, para reduzir a burocracia, reconstruir as casas atingidas pelas enchentes e dar acesso ao financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Estes foram os principais objetivos que trouxeram quatro ministros ao Vale do Taquari, além da primeira-dama do Brasil, nesta quinta-feira (28), à sede da Univates em Lajeado. 

A secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, através do secretário Fabrício Peruchin e técnicos da pasta, juntamente com o governador Eduardo Leite e o vice governador, Gabriel Souza, integrou o grupo do Executivo gaúcho que recebeu a comitiva federal. 

Os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; Paulo Pimenta, da Comunicação Social; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, juntamente com a primeira-dama Janja da Silva, desembarcaram na base aérea de Canoas pela manhã e seguiram para a região. Ela cumpriu agenda própria visitando abrigos nas cidades mais atingidas pelas enchentes. Os demais titulares das pastas, participaram da abertura do evento realizado no auditório da biblioteca da Universidade. 

Governador Eduardo Leite com a primeira-dama Janja e ministros
Governador Eduardo Leite com a primeira-dama Janja e ministros - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Ns sequência, a programação no Vale incluiu também uma série de reuniões de trabalho para tratar de questões como habitação e acesso à financiamentos Souza, Peruchin e Goes, comandaram um encontro técnico com prefeitos da região e representantes da Caixa Federal, para tirar dúvidas e alinhar ações com relação às habitações de passagem. À tarde, já com a presença de Janja, os ministros e convidados se reuniram no Teatro da Universidade para o balanço final e encaminhamentos. Foi anunciada a instalação de um escritório permanente do governo federal, de onde serao feitos os despachos, no Vale do Taquari. O local ficará na agência da Caixa Econômica Federal da rua Júlio de Castilhos, no centro de Lajeado.

MAIS DIGNIDADE ÀS FAMÍLIAS NAS CASAS TEMPORÁRIAS

Na semana passada o governador Eduardo Leite autorizou o início do processo de desapropriação de áreas em Roca Sales e Muçum, municípios afetados pela inundação do rio Taquari. A medida visa proporcionar habitações temporárias para as famílias afetadas pelo desastre natural e que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade.

A SEHAB será responsável por conduzir o processo de desapropriação, acompanhado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Numa parceria entre Estado, prefeituras e iniciativa privada, através do SINDUSCON-RS, estão previstas as construções de 240 casas temporárias em, pelo menos, cinco cidades em situação de calamidade. As unidades serão habitadas até as casas definitivas serem reconstruídas. 

Também estiveram em Lajeado deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de estado, nacionais, equipes técnicas e diretores de diversos ministérios e órgãos federais. Além de representantes do Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Conab, Defesa Civil Nacional e das pastas da Saúde, Educação, Defesa, Fazenda, Cidades, Agricultura e Pecuária, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Cultura e Agência Nacional de Águas.

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO VALE DO TAQUARI 

O desastre natural atingiu mais de 100 cidades e deixou 50 mortos. Nos últimos dias, chuvas intensas e a formação de mais um ciclone extratropical causou alagamentos e tirou moradores de casas na Região Metropolitana e no interior do estado

SEHAB