Governo recebe secretário nacional de Habitação para estruturar ações de recuperação dos municípios afetados pelas enchentes
Publicação:

O vice-governador, Gabriel Souza, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Fabrício Peruchin, receberam o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, nesta quinta-feira (14/8), para tratar sobre uma das principais preocupações neste momento: a reconstrução de moradias destruídas pelas enchentes. O encontro foi em Encantado, no Vale do Taquari, onde está instalado o Gabinete de Crise, em que Souza coordena os trabalhos de gerenciamento in loco. A convite do secretário Peruchin, Almeida fez a sua primeira visita ao Estado desde a ocorrência da tragédia climática da semana passada. Na ocasião, que contou com representantes de várias pastas estaduais, entre elas, a Defesa Civil, além dos prefeitos dos municípios mais atingidos, e agentes da Caixa Econômica Federal, o vice-governador conduziu o encontro, no qual foram apresentados pontos para avançar no tema.
Gabriel destacou a importância da coleta de dados das famílias - trabalho que já está sendo organizado na região com formulários de pesquisa - para que as ações de apoio sejam mais assertivas. Além de orientações técnicas aos prefeitos, foram agendadas visitas do secretário nacional aos municípios, que devem ocorrer nesta sexta-feira (15).
Acompanhado do titular da Sehab, Fabricio Peruchin, Almeida irá a cada um dos municípios mais atingidos. “Serão agendas técnicas, diretamente nas prefeituras, para que os secretários municipais e as suas assessorias possam estar sintonizados, bem orientados e, com isso, possam acessar mais rapidamente os programas e benefícios anunciados pelo governo federal”, disse Gabriel.
O secretário também informou na reunião que as famílias com renda até R$ 4.400 poderão ser beneficiadas pelo programa “Minha Casa Minha Vida”.
Para Peruchin, o encontro serviu para agilizar os trabalhos. “Nós estamos aqui pra implementarmos o mais breve possível, as políticas de habitação e reconstrução das casas afetadas pelas enchentes”, disse ele.
Conforme levantamento preliminar de órgãos do governo, milhares de moradias foram afetadas, mas uma relação mais precisa está em curso, mensurando a destruição em três níveis: danos, estrutura comprometida e destruição total. A partir desse instrumento, serão estruturadas as políticas públicas. Ontem, o governo estadual anunciou a construção de moradias temporárias em parceria com a iniciativa privada enquanto as habitações permanentes não estiverem prontas.
Anteriormente, Almeida e Peruchin, juntamente com o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, se reuniram com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e o presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf), Juarez Candido para falar sobre as perdas dos produtores rurais. O pleito foi para que um dos critérios de escolha dos municípios na habilitação ao Minha Casa, Minha Vida seja a situação de calamidade pública. O dia finalizou com reuniões com os prefeitos de Encantado e Lajeado, Jonas Calvi e Marcelo Caumo, respectivamente.
Mais notícias
- Card2023 Aviso de Pauta
- Abrelino Rocha, que completou 78 anos nesta sexta-feira (2/5), recebeu a chave da nova moradia das mãos do governador
- Titular da Sehab durante o evento: "Maior dificuldade são terrenos em condições para receberem as construções definitivas'
- Moradias temporárias foram instaladas pelo governo em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari